Energia solar ainda vale a pena depois da taxação?
Sim, investir em energia solar ainda vale a pena, mesmo depois da taxação, e este post vai te ajudar a entender o que de fato mudou.
A Lei 14.300 de 2022, conhecida como “taxação do sol”, foi criada para estabelecer regras e parâmetros para a geração de energia solar no Brasil. Mas, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não é cobrado uma taxa adicional ou imposto sobre a geração de energia solar.
Projetos protocolados depois de 07/01/2023, na verdade, deixam de ter isenção sobre a taxa do “Fio B”, que é um componente da TUSD (Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição), que inclusive já é cobrado na conta de luz dos brasileiros. O “Fio B” equivale em média a 28% da tarifa de energia, mas esse percentual pode variar de acordo com a região do país que o sistema estiver instalado e a distribuidora que a atende.
Essa cobrança é uma espécie de “pedágio” para o consumidor que gera a própria energia por usar a rede de distribuição, e só é feita sobre o excedente de energia gerada, que será injetada na rede da distribuidora (créditos). Ou seja, quanto menor a diferença entre a energia gerada e consumida, menor será o impacto dessa taxação.
Na prática, o valor da conta de luz fica um pouco mais cara para quem protocolou o seu projeto depois de 07/01/2023, se comparado com projetos anteriores, que tem isenção do “Fio B” até 2045. E, consequentemente, eleva em alguns meses a taxa de retorno do investimento, tempo necessário para que a economia na conta de luz equivalha ao valor investido na instalação do sistema, que em média é de 4 a 5 anos.
Agora, considerando que o sistema tem uma vida útil de 25 a 30 anos, fica claro que ainda sobra muito tempo para se aproveitar dessa economia, e ter a certeza de que gerar a própria energia é um ótimo investimento.
Além disso, o avanço na tecnologia e o aumento na demanda, entre outros fatores, contribuíram para uma redução significativa nos preços dos sistemas fotovoltaicos de pequeno porte nos últimos anos. E a redução na taxa de juros do país é um atrativo a mais para quem opta por financiar essa aquisição.
Por fim, é importante salientar que o Brasil é um país com ótima incidência solar, o que é propício para esse tipo de geração de energia, limpa, sustentável e renovável. Ao gerar a sua própria energia com um sistema fotovoltaico, você não está apenas economizando na conta de luz, você está contribuindo para um planeta com menos poluição, preservando recursos naturais e reduzindo a emissão de CO2.
Aqui na LH Instalações, podemos te ajudar a elaborar o projeto perfeito para suprir as suas necessidades e garantir a máxima eficiência na geração de energia. Economia para o bolso e para o planeta. Venha conversar conosco e faça parte desse movimento sustentável!